SITE EM CONSTRUÇÃO

Ambiente virtual de aprendizagem do Água e Gestão na 11ª Latinoware

Outubro

15

O evento discute a importância do software livre e apresenta as principais novidades do mercado. A edição 2014 contou com 4,5 mil participantes.

De 15 a 17 de outubro, aconteceu a 11ª edição da Conferência Latino-americana de Software Livre - Latinoware, no Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR). O evento discute a importância do software livre e apresenta as principais novidades do mercado. A edição 2014 contou com 4,5 mil participantes.

Na palestra “Invertendo papéis: o Moodle como sala de aula”, a analista de Sistemas do Projeto “Água: Conhecimento para Gestão”, Fernanda Girelli, apresentou o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) utilizado pelo Projeto para ofertar seus 34 cursos. De acordo com a analista, o Projeto optou pelo Moodle por ser um software livre gratuito, reduzindo assim os custos das capacitações; e por ser de fácil customização. “O Moodle é hoje o AVA de maior aceitação mundial, usado por grande parte das universidades e instituições que trabalham com a educação à distância (EaD). O Moodle oferece muitos recursos, com os quais é possível oferecer capacitação de qualidade, atendendo as turmas totalmente à distância”, explica. Entre os recursos, estão questionários, chat, fóruns, emissão de certificado, controle de evasão, permissão para arquivos em diversos formatos, como fotos, vídeos, áudios, html, etc. “É prático, de simples personalização e manuseio. Dessa forma, pessoas que não são da área de TI, também conseguem facilmente criar os ambientes”, pontua. Participaram da palestra graduandos, professores e mestrandos – a maioria deles interessados em conhecer mais sobre a ferramenta, para implantar em suas instituições.

Em três anos, o Projeto Água capacitou mais de 7,5 mil pessoas, de todos os estados brasileiros e de todos os países da América Latina. A utilização de EaD tem sido uma importante estratégia, por suplantar as barreiras geográficas, promover a democratização da educação e ainda, permitir o intercâmbio de experiências com pessoas de diversas regiões. O Projeto é um convênio entre entre Agência Nacional de Águas, Fundação Parque Tecnológico Itaipu, com apoio da Itaipu Binacional e todos os cursos são gratuitos.